Skip to Content

Blog

Bombas de hidrantes

bomba de incêndio é um equipamento utilizado para bombear água com vazão elevada para edificações comerciais, residenciais, industriais entre outros, para atendimento às necessidades de projeto, onde é necessário sabermos qual a vazão e pressão (MCA) desejados, para a partir destes dados chegarmos ao tipo de bomba, capacidade (CV), precisamos também saber sempre se é trifásica, monofásica, tipo de conexão na sução e recalque, etc.

Para o perfeito funcionamento do sistema de bomba de incêndio é necessário a instalação de válvula de alivio de pressão ou válvula redutora de pressão.

A Bomba pode ser elétrica ou com motor a combustão, podendo também possuir chave compensadora para no momento do desligamento da energia elétrica passar automaticamente para o gerador de energia.

Alguns cuidados com a bomba de hidrante:

  • Quando o abastecimento for realizado através da bomba, é preciso possuir ao menos uma bomba elétrica ou de combustão interna, que deve abastecer todo o sistema.
  • É necessário ter alimentação à parte, diretamente da concessionária, porque no momento do incêndio a energia elétrica é cortada para não colocar em risco a vida das pessoas ou edificações envolvidas. A bomba de incêndio pode fazer o bombeamento de água utilizando um motor elétrico, diesel e também pode ter gerador autônomo de energia.
  • Durante a instalação é necessário fazer com que o cabo elétrico passe por locais seguros dentro das edificações, o mais indicado é aterrar os cabos, porque é necessário garantir que eles não sejam danificados em caso de incêndio.
  • Para manter o sistema de hidrantes pressurizado e compensar perdas de pressão, é necessário que seja realizada a instalação de Bombas Jockey. Há também a bomba Centrífuga Trifásica, que pode ser utilizada na rede de hidrantes e na rede de sprinklers. Para a rede de sprinklers é preciso que ela seja ligada automaticamente.
READ MORE

Abrigo de mangueiras

abrigo para mangueira de incêndio é ideal para deixar a mangueira de incêndio em um local adequado e protegido. As mangueiras de incêndio são utilizadas no combate a incêndios pelos bombeiros e em situações de emergência em edifícios comerciais, residenciais, em instalações industriais, no meio naval e pelo corpo de bombeiros. 


Dica para escolher o abrigo para mangueira de incêndio corretamente:

Para realizar a escolha do seu abrigo para mangueira de incêndio basta seguir alguns cuidados básicos para ter o equipamento ideal. É importante que o abrigo para mangueira de incêndio corresponda exatamente ao tamanho da mangueira de incêndio utilizada.

Tentar utilizar um abrigo menor ou maior que a mangueira pode afetar o funcionamento correto e conservação da mangueira. O abrigo para mangueira de incêndio deve possuir não só medidas proporcionais como também deve ser fabricado com bons materiais que sejam duráveis e resistentes para abrigar a mangueira de incêndio com mais segurança e confiança.

Para outras informações e esclarecimentos entre em contato com nossa empresa. Fornecemos os melhores abrigos para mangueira de incêndio, com atendimento para todo o Brasil, você pode falar com uma equipe de profissionais qualificados onde estiver. Não perca tempo e garanta os melhores produtos.

READ MORE

Detector de fumaça

 Detector de fumaça é um dispositivo que detecta fumaça, geralmente como um indicador de fogo. Esses dispositivos de segurança comerciais emitem um sinal para um painel de controle de alarme de incêndio, que geralmente emitem um aviso sonoro e/ou visual.

Os detectores de fumaça estão construídos e alojados dentro de caixas plásticas, normalmente em forma de um disco de cerca de 150 milímetros de diâmetro e 25 milímetros de espessura, mas sua forma e tamanho variam. Fumaça podem ser detectadas quer opticamente ou por processos físicos (ionização), os detectores podem utilizar ambos os métodos. 

Os detectores de fumaça em grandes edifícios comerciais, industriais e residenciais são geralmente alimentados por um sistema de alarme de incêndio central, que é alimentado com uma bateria de backup. 

Detectores de fumaça consistem de duas partes básicas: um sensor para detectar a fumaça e um alarme eletrônico. Eles podem ser alimentados por bateria de 9 volts ou ser programado em uma casa com corrente de 120 volts.

 As pilhas ou baterias de backup em um sistema com fio devem ser testadas em uma base regular e substituídas quando apresentarem falhas.

READ MORE

Linha de vida para escada marinheiro

Como um indispensável equipamento para a acessibilidade segura, a escada marinheiro ocupa menos espaço que as escadas convencionais. Com a estrutura simples e inclinada, geralmente são constituídas por materiais resistentes como o aço inoxidável.

A escada do tipo marinheiro é instalada mantendo a inclinação entre o piso e a edificação de 75 a 90 graus. Os pontos de fixação são alicerçados na parede da edificação a cada três metros. A mesma permite o acesso seguro em regiões com altura ou profundidade, maior ou equivalente a que 6 metros.

Pelo fato de serem inclinadas, o usuário deve estar, ao mesmo tempo, apoiado com os pés nas barras inferiores e as mãos segurando as barras superiores. Para aumentar a proteção, as escadas marinheiro podem apresentar acessórios como o guarda corpo e as linhas de vida.

Porque a linha de vida para escada marinheiro é de suma importância para a proteção?

Com o objetivo de eliminar o risco de acidentes, a linha de vida para escada marinheiro garante a segurança sem comprometer a acessibilidade.

Por serem ajustáveis e compatíveis aos EPIs atuais, a linha de vida para escada marinheiro é um método de prevenção de quedas essencial para o acesso de regiões com altura ou profundidade, maior ou equivalente a 6 metros.

READ MORE

Linha de vida em telhado

O sistema de linha de vida horizontal em cabo de aço instalado em estrutura de telhado existente pode ser fixado através de pilaretes abraçados, através de pilaretes com abraçadeiras, ou através de fixação por chumbadores com resina química dependendo da estrutura do telhado em questão.

É desenvolvido para ancoragem durante trabalhos em altura a ser utilizado com talabarte de posicionamento com conexão na argola do cinturão paraquedista.

Possui sempre uma linha de acesso à linha de vida principal a partir de uma escada marinheiro ou de ponto de entrada no telhado.

Atende às especificações estabelecidas na NBR 16.325 – Proteção Contra-Quedas de Altura.

O trânsito de pessoas em cima do telhado deve ser preferencialmente feito com uso de passarela de alumínio para que a carga não fique concentrada em um mesmo ponto do telhado. 

Finalidade:

– manutenção de telhado (troca de telhas)

– limpeza de telhado

– limpeza de calha de telhados

– limpeza de chaminés

READ MORE

Caldeiraria e usinagem

Com uma implantação cada vez maior de usinas e caldeiras, a profissão de caldeireiro é cada vez mais respeitada no mercado de trabalho. Mas, contrariamente ao que se poderia pensar, o trabalho do caldeireiro não se resume à construção de caldeiras.
A empresa WMC Engenharia possui equipamentos específicos para atender a cada projeto. Também conta com profissionais de alta qualidade e experiência no mercado.
Entre outras, o caldeireiro poderá desempenhar as seguintes tarefas:


– Produzir peças soldadas, sobretudo curvadas ou dobradas, a partir de chapas de aço;
– Ler e compreender desenhos técnicos;
– Montar e reparar equipamentos petroquímicos;
– Participar na manutenção dos mesmos.
– O caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção não só de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.

Divisões da Caldeiraria


A diversidade de metais trabalhados na caldeiraria e suas diferentes espessuras, originaram a divisão do oficio em quatro tipos:
Funilaria/Chaparia – trabalho com aço com baixo teor de carbono, cobre, latão e alpaca, cuja espessura raramente ultrapassa 1 milímetro.
Chaparia – trabalho com todos os metais e ligas de espessura inferior a 3 milímetros.


Caldeiraria leve e média – trabalho com aço de baixo e médio teor de carbono, com espessuras de no máximo 10 milímetros.
Caldeiraria pesada – sendo todos os trabalhos acima de 10 milímetros de espessura e com vários tipos de aço e ligas.
A caldeiraria empreende trabalhos variados para as industrias em diversas áreas:


•    Depósito de água, álcool e produtos químicos;
•    Vasos de pressão e recipientes de gases liquefeitos;
•    Vagões de carga ferroviária;
•    Gasômetros;
•    Fornos;
•    Torres de evaporação e tubulações para refinarias de petróleo;
•    Recipientes para gelo e tubulações na indústria frigorífica:
•    Equipamentos para industria química e farmacêutica;
•    Caldeiras;
•    Equipamentos Offshore e Subsea;
•    Equipamentos destinados a navios, bem como a sua construção;
•    Corpos de turbina;
•    Equipamentos aeroespacial;
•    Equipamentos siderúrgicos;

READ MORE

Guarda copo industrial

guarda corpo industrial é um equipamento utilizado para a garantia da segurança de colaboradores e de quaisquer pessoas que estejam no interior de empresas ou indústrias, as quais trabalhem com equipamentos, máquinas ou procedimentos que possam apresentar perigo em caso de aproximação. 

Tratando-se de um tipo de proteção metálica, como sendo uma “cerca de contenção”, o guarda corpo industrial é utilizado com o intuito maior, de impedir que os indivíduos corram riscos de sofrerem acidentes no ambiente de trabalho. 

IMPORTÂNCIA DO GUARDA CORPO INDUSTRIAL PARA A SEGURANÇA DOS RECURSOS HUMANOS

A importância da utilização do guarda corpo industrial em indústrias dos mais variados segmentos, assim como por muitas empresas, não se dá somente com o objetivo de proteção aos colaboradores, mas também de pessoas as quais estejam transitando no meio, podendo ser: auditores, prestadores de serviços, consultores industriais, funcionários de empresas de automação industrial, entre outros.

Por ser um equipamento de extrema importância, o guarda corpo industrial deve ser fabricado e fornecido por empresas que tenham, além de metodologias, tecnologias corretas para o desenvolvimento, também possam garantir que a qualidade do produto atinja sua máxima eficácia em segurança, que é sua principal característica. 

São proteções de meia altura produzidas geralmente em metal, vidro, alvenaria, madeira e também PRFV – Plástico reforçado com fibra de vidro, obrigatórios em qualquer desnível com mais de 1m de altura.

Seu uso tem origem nas áreas militares e navais, os guarda-corpos são, essencialmente, itens de proteção e segurança, porém tornaram-se elementos arquitetônicos no período da Renascença, por suas características balaustradas que adquiriam carácter decorativo e funcional.

De qualquer forma, apesar de cada vez mais utilizados como componentes estéticos na arquitetura, o­s guarda-corpos não fogem de seu propósito inicial: garantir segurança, principalmente em áreas de intenso fluxo e/ou grandes desníveis, a exemplo de várias áreas da indústria.

READ MORE

Reservatório Metálico

A WMC Engenharia oferece reservatórios sob medida , que possam atender a inúmeros ramos de atividade.

Têm como objetivo conservar uma variada quantidade de água potável, para que seja utilizada ao longo do dia. O reservatório metálico é um desses modelos, que são muito populares hoje em dia.

reservatório metálico é uma das opções mais utilizadas em diversas localidades, possuindo uma ótima resistência e proteção em seu revestimento. Ele é um dos reservatórios de mais acessibilidade no mercado, obtendo diversas características diferenciadas e de destaque que se adequam a qualquer ambiente.

Cabe ao cliente escolher o melhor tipo de reservatório que se encaixe em seus projetos, sendo adequado para qualquer situação apresentada, já que uma fabricante se responsabiliza por apresentar diferentes modelos para diversas ocasiões e solicitações. Assim como o reservatório metálico que possui altura, formato e capacidade definida.

É feito de aço carbono e sua construção possui qualidade e efetividade em armazenar uma boa quantidade de água para que seja utilizada de maneira favorável ao longo dos dias, de acordo com o ritmo de trabalho do cliente em si, colaborando com a sua atividade e a sua prática.

reservatório metálico é feito com qualidade e pode possuir modelo distinto de espessura, dependendo do tipo de caixa escolhido e a utilização do aço apropriado para qualquer ocasião, tendo sua estrutura avaliada e construída com materiais de alta potência e estruturados para cada caso.

READ MORE

A importância dos extintores de incêndios

Os extintores de incêndios foram criados para combater incêndios de pequenas proporções de maneira rápida e imediata, mas eles não podem substituir outras formas de combater incêndios, como as mangueiras de bombeiros, que são eficazes contra incêndios de grandes alcances. O uso do extintor de incêndio no ambiente de trabalho deve seguir as regras do fabricante do produto e das empresas. A sinalização indicativa no combate e ação contra incêndios deve ser respeitada, pois é ela que mostrará o que deve ser feito em casos de incêndios, para que o fogo seja controlado e as pessoas saiam em segurança. Em caso de incêndios, procure deixar as passagens de emergência e as escadas livres, porque isso é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente de trabalho.

Como fazer o uso correto de extintores de incêndios


1 – O extintor deve ser colocado em um local visível e sinalizado.

2 – O extintor de incêndio não pode ser colocado em rotas de fuga, portas e escadas.

3 – O extintor não pode ser colocado em lugares de difícil acesso.

4 – A instalação do extintor de incêndio deve ser feita na parede ou sobre suportes no piso.

5 – O lacre do extintor não pode estar rompido, caso esteja, deve ser trocado rapidamente.

6 – No ambiente de trabalho onde circula constantemente empilhadeiras, é comum que os extintores de incêndio sofram algumas avarias, e isso torna-os inadequados para uso, então se isso ocorrer, troque os produtos por outros totalmente novos.

7 – Os extintores devem ser colocados longe de equipamentos com energia elétrica, pois no caso de um incêndio, quando uma pessoa for pegá-lo poderá levar um grande choque.

8 – Os extintores também devem ficar longe de produtos inflamáveis.

9 – Para que o extintor seja uma ferramenta eficiente, é preciso que ele seja usado por uma pessoa da empresa que seja treinada para usar esse equipamento, e para garantir a eficácia do extintor de incêndio, procure se aproximar o máximo que puder do foco de incêndio.

Como evitar incêndios nas empresas

É difícil de acreditar, mas a maioria dos incêndios que ocorrem nas empresas são causadas pelo descuido de seus funcionários, por isso, algumas medidas devem ser tomadas, como: jamais fume perto de produtos inflamáveis; cuide para que a rede elétrica esteja em perfeito estado e não deixe as tomadas sobrecarregadas. Essas dicas também podem ser usadas para evitar incêndios em casa.

Portanto os extintores de incêndios têm extrema importância não só no trabalho, como também em casa, pois ele pode apagar pequenos incêndios e combater grandes incêndios até os bombeiros chegarem. Todas as empresas devem treinar seus funcionários para o uso correto dos extintores de incêndio.

READ MORE

As novas tecnologias das usinas

O setor de etanol é um dos destaques na procura por financiamentos do BNDES. Em 2004, o banco desembolsou R$ 580 milhões. Em 2006, R$ 2,02 bilhões, alta de 248,27%. Sabe-se que hoje existem cerca de 100 novos projetos de usinas em execução ou em estudos, quase a totalidade na região Centro-Sul do país.

READ MORE